Mas por que? Mas pra que?

Hoje, na minha amada nova faculdade, eu apresentei um trabalho que gerou muita polemica.

Mas pra ninguém ficar perdido nos raciocinios, eu preciso definir alguns termos não tão populares. Espero não definir errado e passar a vergonha de falar merda. (odeio quem se mete a discutir assuntos que não domina)

Paradigma: pelo q eu entendi e de acordo com tudo que eu tenho estudado, paradigma abrange todas as coisas que a gente defende ou faz sem uma lógica muito racional e contemporânea. Costumes que a gente tem/segue e não sabe bem o porquê. Comportamentos padrão, que a gente aprova ou condena, mas que na nossa atual conjuntura, nem tem mais justificativa pra manter ou pra condenar. Senso comum, valores sociais, julgamentos. O tipico "mas sempre foi assim..." ou "a sociedade é assim."

Eu, particularmente, tenho muita facilidade em quebrar/questionar paradigmas. Mas defendo acima de qualquer coisa, a TOLERANCIA. As pessoas tem o direito de defender os paradigmas, mesmo que sem sentido. E cabe ao resto do mundo, mostrar pra essas pessoas que isso não faz mais sentido, por a+b, sem impor ao outro o seu proprio julgamento.

Por favor gente, o ponto de partida de qualquer discussão, no séc XXI é o respeito pela diferença. O mundo é livre, e a gente tem q respeitar os pontos de vista mais liberais e os pontos de vista mais conservadores. Cada um tem a sua vivência, sua educação, suas influências, pra formar seu ponto de vista. E se cada um respeitasse o espaço do outro, aff, a gente não teria um terço dos problemas que a gente têm.

O que eu tenho pra te perguntar é: você é honesto com vc?
Não precisa nem contar pra ninguém, mas pergunte pra vc: Até onde vc pratica o que vc prega?
Vc tem suas opiniões e seus julgamentyos de certo e errado. Mas vc se coloca no lugar do outro que vc julga como errado?
Tenta imaginar o que ele sente e o que faz ele escolher os caminhos que escolhe?
Será que você, no lugar dele não faria o mesmo, se sentisse como ele sente, se fosse criado como ele foi e se tivesse os valores que ele tem?

Mudar de idéia é MUITO dificil. Mudar de discurso, defender um ponto de vista que todo mundo é contra exige muita paciencia e jogo de cintura.
Acho que esse é meu papel hoje.
Defendo com unhas e dentes o direito de opinião, mesmo que eu não concorde. Eu acredito muito que toda opinião, com ou sem lógica, tem que ser respeitada. Com jeitinho, com educação, com paciencia, putz, o mundo poderia ser muito melhor.

E pra quem está agora se perguntando o que me levou a isso, eu respondo: sim, eu bebi!

Pra quem me lê, muuuuuito obrigada!
Pra quem pensa no que lê, tamo muito junto! Essa é a responsabilidade das cabeças pensantes, tornar o mundo um lugar melhor pra se viver. É brega mas é verdade.